AMV decide suspender suas aulas


Após anunciou do prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (16/03) em relação a proliferação do CONVID 19, o AMV decide suspender suas aulas. 

De acordo com o decreto Nº 32.256 de 16 de março de 2020, e das determinações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS que pedi para que a população tome alguns cuidados para si e para o próximo, por causa da Pandemia que estar assolando o planeta, uma das medidas solicitadas por estes Órgãos foi evitar lugares de muita aglomeração e para que isso aconteça as pessoas precisam ficar em casa e só sair por extrema necessidade. Esta solicitação ajudará a diminuir a proliferação deste vírus entre a população. 

Com isso e outras recomendações o AMV resolve suspender suas atividades no período de 19 de março até 05 de abril, podendo haver prorrogação. Retornaremos nossas atividades no dia 06 de abril se estiver tudo bem. 

O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação de doenças?



Medidas de proteção para todos

Fique atento às informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da OMS e por meio de sua autoridade nacional e local de saúde pública. Muitos países ao redor do mundo já viram casos de COVID-19 e vários ocorreram surtos. As autoridades da China e de alguns outros países conseguiram retardar ou interromper seus surtos. No entanto, a situação é imprevisível, portanto verifique regularmente as últimas notícias. 

Você pode reduzir suas chances de ser infectado ou espalhar o COVID-19 tomando algumas precauções simples: 

Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.
Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Mantenha-se atualizado sobre os pontos de acesso mais recentes do COVID-19 (cidades ou áreas locais onde o COVID-19 está se espalhando amplamente). Se possível, evite viajar para lugares - especialmente se for uma pessoa idosa ou tiver diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares.
Por quê? Você tem uma chance maior de pegar o COVID-19 em uma dessas áreas.

Medidas de proteção para pessoas que estão ou visitaram recentemente (há 14 dias) áreas em que o COVID-19 está se espalhando

Siga as orientações descritas acima (medidas de proteção para todos) 

Auto-isolar-se ficando em casa se você começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves como dor de cabeça, febre baixa (37,3 C ou mais) e corrimento nasal leve, até você se recuperar. Se for essencial que alguém lhe traga suprimentos ou saia, por exemplo, para comprar comida, use uma máscara para evitar infectar outras pessoas.
Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.

Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes.
Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária à coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). 

Quem está em risco de desenvolver doenças graves?

Enquanto ainda estamos aprendendo sobre como o COVID-2019 afeta pessoas, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Então seja precavido e continue realizando suas atividades. Não é porque o AMV parou que você vai parar também de fazer sua atividade física.

E lembre-se se proteja e proteja o próximo

Seja consciente



Fonte: WHO

Comentários