5 plantas que são repelentes de insetos

 

Ter um vasinho de algumas plantas em casa pode ser um bom repelente natural, além de ser uma ótima forma de evitar o uso de pesticida e repelente tradicional, já que esses produtos são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contêm substâncias tóxicas.

Como algumas plantas pode afastar insetos é sempre bom mantê-las perto de casa e até usá-las para preparar repelentes naturais. Isso acontece porque o óleo essencial delas, apesar de ter um aroma agradável ao ser humano pode ser repulsivo para insetos e até animais. Porém isso não quer dizer que eles não vão aparecer mais em sua casa por conta de plantar um pé de alecrim, por exemplo, ao lado da porta, mas eles vão diminuir.

Como certas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimento dos vegetais ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução. Para diminuir ou acabar com esses insetos no jardim e também dentro de casa, uma opção saudável e ecológica é cultivar plantas que funcionam como repelente natural.

Dentre as diversas plantas que podem ajudar a diminuir ou expulsar esses insetos de dentro de casa, temos: alecrim, citronela, hortelã, lavanda e manjericão.

Conheça 5 plantas que mantem os insetos longe de casa:

Alecrim

Ótima para ter em casa, elas dão um toque especial nas receitas culinárias e ainda ajuda a espantar mosquitos e pernilongos. Além disso, mantém os gatos longe das hortas, jardins e quintais. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local onde você quer que o gato não fique. Eles não gostam do cheiro da planta.

Citronela

Esta planta medicinal é um dos repelentes naturais mais famosos. Com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante, sendo muito utilizada na confecção de cosméticos. Quando está plantada no jardim ela é ótima para espantar formigas, mosquitos e moscas. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.

Seu óleo é utilizado em velas e em repelentes naturais de insetos. Outro jeito interessante de usar essa planta é criar uma solução com água. Basta usar as folhas como se fosse fazer um chá. O líquido pode ser passado no corpo ou usado para limpar chão e janelas. O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos.

Como usar

O forte cheiro exalado pela citronela, presente no seu óleo essencial, permite que esta planta seja utilizada de várias formas para garantir os seus benefícios, através da confecção de perfumes, repelentes, incensos, velas, óleos e desinfectantes. 

Estes produtos têm o extrato de citronela já concentrado em sua composição, nas doses recomendadas para cada situação, entretanto, é possível obter as propriedades direto da folha de citronela, das seguintes formas:

·         Cortar algumas folhas, colocar sobre alguns recipientes, espalhar pela casa e trocar diariamente, para perfumar o ambiente e repelir insetos;

·         Cortar alguns pedaços da folha direto da planta, pois intensifica o seu cheiro, nas horas em que se quer evitar os insetos;

·         Misturar as folhas com água quente e usar na limpeza a casa para utilizar seu cheiro e suas propriedades bactericidas;

·         Ferver as folhas da planta com água, e pulverizar a solução pela casa.

Hortelã

Além de ser um repelente natural para os insetos, a hortelã é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.

Basta plantar várias em torno do seu jardim ou em vasos que as formigas não vão mais incomodar suas plantas e ainda vai espanta os mosquitos.

Lembrando que a hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato, além de grávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças com menos de 5 anos, pois o mentol que constitui a hortelã pode causar falta de ar e asfixia

Lavanda

São pequenos arbustos, que podem ser plantados em vasos e usados como decoração ou para aromatizar ambientes. Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, ainda pode ajudar espantar os mosquitos, moscas pulgas e traças.

Para isso, pendure feixes da planta pela casa, além de fazer saches para colocar dentro das gavetas. Assim, elas vão aromatizar e deixar sua casa longe dos insetos.

Os romanos usavam a lavanda para lavar roupa, tomar banho e aromatizar ambientes e foram os primeiros a se beneficiar das propriedades calmantes da flor, empregada até hoje para controlar insônia, estresse e ansiedade, além de manter as traças afastadas das roupas guardadas.

Manjericão

Assim como outras plantas que tem um cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Além do plantio, ele também pode ser transformado em uma solução para repelente. Tenha ela ao redor da casa para ajudar a mantê-la longe desses insetos. Também pode ser transformada em uma solução em spray. Para isso, faça um chá com suas folhas, contendo 120ml de água. Coe e misture com 120ml de vodka. Coloque em um frasco e borrife em suas plantas.

 

Fonte: Tua Saúde, Ecycle, Jardim do Mundo, Ciclo Vivo

Comentários