Festa de Confraternização AMV 2019



No dia 02 de dezembro é comemorado o dia do samba e para comemorar este dia o AMV escolheu como tema para nossa confraternização o “Samba”.

Nossa festa de confraternização foi realizada na sexta (06/12), e o nosso boteco do AMV foi pura alegria e diversão nesse dia, com direito a sorteio e lembrancinhas.

Confira abaixo algumas fotos da nossa festa.

Um Pouco da História do Samba

O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.

O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome “samba” é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

No início do século XX, surgiram variações que continuam a evoluir e a agradar a todos os gostos, como samba batido, samba corrido, samba de balanço (ou sambalanço), samba de breque, samba-choro, samba de enredo (ou samba-enredo), samba de morro, samba de partido-alto (ou partido-alto), samba de quadra (ou de terreiro), samba de roda, samba no pé, samba raiado, samba-canção, e atualmente o pagode.

O primeiro samba a ser gravado em disco foi Pelo telefone, de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida, em 1917.

Conheça alguns sambistas baianos, como Nelson Rufino, Walter Queiroz, Riachão, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Roque Ferreira

Curiosidades

Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, mas ele nunca tinha visitado nenhuma cidade baiana.

Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata. Junto com o jornalista Mauro de Almeida, criou e registrou na Biblioteca Nacional Pelo Telefone, a primeira música oficialmente registrada como samba.









Comentários