Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa que possui sabor apimentado usada tanto na culinária para temperar e dar sabor as comidas, resultando na diminuição do sal, quanto na medicina contribuído na manutenção da saúde.
A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação anti-inflamatória, bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um alimento termogênico que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
O seu nome científico é Zingiber officinalis e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas.
Nutrientes do Gengibre
Apresenta uma substância chamada gingerol que é responsável pelo sabor picante do gengibre e que aajuda a proteger nosso organismo. O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializam a queima de gordura corporal.
A raiz é composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como se trata de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizá-las.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Para que serve
Ajudar a emagrecer, trata a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, artrite, problemas de circulação sanguínea e infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite.
Possui ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.
O gengibre tem efeito diurético e quando feito como chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
Como usar e onde usar
As partes usadas do Gengibre são as raízes para fazer chá ou temperar as refeições. Pode ser usados no chá, no suco, saladas, com agua, na comida
Benefícios
Ajuda a emagrecer
previne o câncer
melhora a memória
melhora e combate a digestão, incluindo azia e gases intestinais
ajuda a controlar o diabetes tipo 2
reduz cólicas menstruais
combate infecções, incluido a imunidade
alivia sintomas de problemas respiratórios
combate náuseas e vômitos
reduz a dor
melhora sintomas de osteoartrite
proteger o estômago contra úlceras, incluindo o combate à bastéria H pylori
Desintoxicar o fígado
Prevenir doenças cardiovasculares
Em excesso pode causar
A ingestão excessiva do chá de gengibre pode causar arritmias e, dependendo da dose utilizada, algumas pessoas podem apresentar refluxo estomacal, irritação na boca, diarréia, diarreia, dores de estômago em pessoas com estômago sensível, crianças, e também pode causar sonolência. Além disso, não é indicado para pessoas que tomam remédios anticoagulantes, pois pode causar sangramentos ou hemorragias.
Por ser termogênico, quem possui hipertireodismo também deve evitar o consumo, pois o metabolismo já está muito acelerado e aumenta o risco de perda de massa muscular. Também quem possui hipertensão não deve consumir em quantidades excessivas, pois quem tem pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, já que a gengibre interfere no efeito do remédio, descontrolando a pressão.
Posso tomar chá todos os dias?
Sim, desde que o consumo não seja exagerado, pode-se tomar todos os dias. Se consumir em quantidade elevada pode desencadear problemas gástricos, como ardor e mau estar gástrico devendo ser reduzida a sua ingestão por pessoas que possuam previamente problemas gástricos (como gastrites e úlceras).
Algumas receitas
Chá de gengibre
Pode ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.
Modo de preparo: colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida.
Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.
Chá de Gengibre para resfriado e dor de garganta
Coloque de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia.
Chá de Gengibre com Canela
Tomar o chá de gengibre com canela ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no organismo. Além disso, a canela também ajuda a regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos, e a pressão arterial.
Modo de preparo: acrescentar a canela na água juntamente com o gengibre e colocar a infusão em fogo médio, deixando ferver por 5 a 10 minutos.
Compressa de Gengibre para reumatismo
Ralar o gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por cerca de 20 minutos.
Limonada de Gengibre
Para os dias mais quentes, uma ótima opção é a limonada de gengibre, uma bebida refrescante com baixo teor de calorias e rica em fibras e vitamina C. Esta combinação ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a disposição e o bem estar geral.
Ingredientes:
1 litro de água;
4 limões;
5 gramas de gengibre ralado ou em pó.
Modo de preparo:
Espremer o suco dos 4 limões e juntar numa jarra com a água e o gengibre. Deixar repousar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Beber a limonada durante todo o dia, em substituição de 1 litro de água, por exemplo.
Suco de limão com gengibre e hortelã
Esta receita é fácil de preparar e pode ser uma boa opção para se refrescar.
Ingredientes
1 colher de sopa de cascas de limão;
300 mL de suco de limão;
1 colher de sopa de gengibre com casca;
1 xícara de chá de hortelã;
150 mL de água morna;
1200 mL de água fria;
250 g de açúcar.
Modo de preparo
Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente e a seguir bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.
Carne moída com molho de gengibre
Esta receita é simples, saborosa e pode ser usada para acompanhar o macarrão, como recheio de wraps ou pimentão assado, por exemplo.
Ingredientes
500 g de carne moída;
2 tomates maduros;
1 cebola;
1/2 pimentão vermelho;
Salsinha e cebolinho a gosto;
Sal e gengibre moído à gosto;
5 dentes de alho amassados;
2 colheres de azeite ou óleo;
300 mL de água.
Modo de preparo
Colocar o alho e a cebola numa panela, juntamente com um pouquinho de óleo ou azeite até dourar. Acrescentar a carne e deixar dourar por alguns minutos, mexendo sempre. Aos poucos, adicionar 150 ml de água e os outros ingredientes até a carne começar a cozinhar e a pegar gosto. Verificar se a carne está cozinhando bem e acrescentar a água restante, deixando no fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até a carne estar bem cozida.
Gengibre em conserva
Ingredientes
400 g de gengibre;
1/2 xícara de açúcar;
1 xícara de vinagre;
3 colheres de chá de sal;
1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro com tampa.
Modo de preparo
Descascar o gengibre e depois fatiar, deixando as fatias finas e compridas. Cozinhar somente em água até ferver e depois deixar esfriar naturalmente. A seguir, devem-se juntar os outros ingredientes e levar ao fogo para cozinhar por cerca de 5 minutos depois de levantar fervura, em fogo baixo. Depois disso, deve-se guardar o gengibre num recipiente de vidro por, no mínimo, 2 dias antes de consumir.
Esta conserva caseira de gengibre dura cerca de 6 meses, se mantida sempre na geladeira.
Arroz com gengibre
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de arroz cru
2 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de gengibre picado
1 cubo de caldo de galinha
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Colocar a margarina numa panela e levar ao fogo para derreter.
Juntar a cebola e o caldo de galinha (esfarelar na panela) e fritar até murchar. Acrescentar o gengibre (picado e descascado).
Misturar por 2 minutos e adicionar o arroz.
Misturar novamente, juntar o a água e o sal.
Tampar e deixar cozinhar.
Corrigir o tempero, retirar do fogo e servir.
Feijão com gengibre
INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de água
1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 7 cm)
½ cebola
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 folhas de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho. Descasque e rale ½ colher (sopa) do gengibre e fatie o restante em tiras finas para servir.
Passados os 10 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Adicione o alho, o gengibre e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente 2 conchas do feijão cozido (com caldo), misture e amasse os grãos com a espátula - esse purê ajuda a engrossar o caldo.
Junte o purezinho de feijão ao restante do feijão cozido e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos, ou até o caldo engrossar - o tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir com as tiras de gengibre fresco.
Fonte: Tua Saúde, Minha Vida, Tudo Gostoso
Comentários
Postar um comentário