Você sabe a diferença entre Senescência e Senilidade?


Ambos os termos estão relacionados ao envelhecimento que é processo fisiológico natural do ciclo da vida, caracterizado por uma perda gradual nas reservas do organismo, com o declínio na capacidade física e mental, aumentando o risco de contrair doenças.

O que diferencia senescência de senilidade? É a relação entre os fatores fisiológicos e fisiopatológicos que ocorrer durante vida. Para entender melhor, vamos conceituar estes termos e explicar um pouco mais sobre cada um deles.

A senescência pode ser definida como alterações no processo fisiológico que ocorre no organismo durante a vida e que não configura doenças crônicas. Pode ser chamado de envelhecimento sadio, em que ocorre o declínio físico e mental de forma natural.

O corpo envelhece como um todo, enquanto que os seus órgãos, tecidos, células e estruturas envelhece de forma diferente.

“O envelhecimento fisiológico compreende uma série de alterações nas funções orgânicas e mentais, devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada sobre o organismo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e que todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a declinar.”

A senescência pode ser caracterizada pelo aparecimento de cabelos branco ou queda, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas, a redução da estatura física, perda de massa muscular, mudanças hormonais, diminuição dos reflexos, movimentos corporal e raciocínio, enrijecimento corporal. Mas a prática de exercícios físico e mudanças na alimentação pode ajudar a retardar e melhorar a saúde física e mental deste indivíduo.

A senilidade, por sua vez, pode ser definida como uma ou mais condição que acomete o indivíduo no decorrer da vida, devido a mecanismos fisiopatológicos. Essas alterações podem ser decorrentes de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doença cardíaca ou pulmonar entre outras, ou de interferências ambientais que podem comprometer a funcionalidade e a qualidade de vida. Esta condição não surge só no envelhecimento, mas também em pessoas de outras idades.

Para entender melhor este processo na vida do idoso é importante ser avaliado por um geriatria, pois é este profissional vai identificar se o idoso está em senescência ou senilidade.

Lembrando que nem todos os idosos envelhecem da mesma maneira, e isso pode variar de indivíduo para individuo, pois uns envelhecem “melhor” que outros, dependendo de fatores genéticos e ambientais.

Então para promover uma senescência saudável e evitar a senilidade, alguns fatores são essenciais, como ter uma alimentação balanceada, praticar regularmente exercícios físicos, relacionamento social, controle de doenças crônicas.

Fonte: Instituto Viva Bem, Geriatria Goiânia, Psicologia

Comentários