Salvador ganhou a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira

Espaço destinado ao acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência.

A Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ferramentas do Governo Federal para proteger mulheres vítimas de violência. Destinado a oferecer atendimento integral e humanizado a todas as cidadãs, o local oferece serviços como Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Promotoria de Justiça especializada; Núcleo Especializado da Defensoria Pública; e Juizado de Violência Doméstica, além de alojamento de passagem, brinquedoteca para os filhos da vítima de violência, central de transporte.

O equipamento terá atendimento integral com apoio psicossocial e ações de autonomia econômica, que incentivará as mulheres a participarem de cursos como forma de dar apoio à independência econômica às mulheres, uma vez que muitas delas dependem financeiramente do agressor.

Inaugurada em 19 de dezembro de 2023, a Casa da Mulher Brasileira em Salvador - BA, fica localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, e vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingo e feriados. O espaço será mais um braço de combate à violência contra mulher em Salvador.

Os atendimentos pelo Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem, não precisam ser agendados, basta chegar na Casa e procurar a DPE/BA. Os horários de funcionamento são de segunda a quinta, das 8h às 17h e às sextas das 8 às 14h. Na Casa da Mulher Brasileira também estão presentes outros nove serviços de atenção e combate à violência de gênero.

Além desta unidade inaugurada em Salvador, o Ministério das Mulheres anunciou que a Bahia terá mais três casas no interior do estado, nos municípios de Irecê, Feira de Santana e na região de Itabuna, até 2026.

Atualmente, a rede da SPMJ já conta com o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), nos Barris; o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II; e o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.

Mais informações ligue: 71 3202 7390

Não se cale ligue 180

Sobre a Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em fevereiro de 2015, quando o governo estava sob gestão da presidenta Dilma Rousseff, à época, também no âmbito do programa Mulher Viver sem Violência, com a atual ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, à frente da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Fonte: Prefeitura de Salvador da Bahia, Defensoria Pública da Bahia, Agência Gov, Agência Brasil.

Comentários